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A imagem visual pessoal de trabalho: comunicação semiótica em tempos de pandemia

Resumo

Ilustração: Helena Garcia- Instagram: helenaramos21

Autoria:
Bárbara Santos Aires

Resumo

O presente artigo aborda a imagem visual pessoal – termo que engloba vestimenta, cabelo, maquiagem, acessórios e comportamento – como forma de comunicação não verbal do eu, através de signos semióticos de Peirce, que o representarão – sua personalidade e posicionamento no mundo – e o momento atual vivido, que serão vistos, analisados e interpretados, gerando um significado para o seu observador. Considerar a imagem visual pessoal como uma forma de comunicação semiótica é importante para distinguir a moda e os cuidados com a beleza (cabelo, maquiagem, etc.) de pré-julgamentos preconceituosos e perceber os seus elementos como signos comunicativos, por meio de uma abordagem semiótica estética, que se caracteriza por considerar os objetos simplesmente em sua apresentação e que representam senão formas e sentimentos, atribuindo qualidades e sentimentos às percepções dos sentidos. A vestimenta, como ícone representante/ comunicante da moda, também pode comunicar a respeito de um determinado período histórico, político, as especificidades de uma região, sociedade e do indivíduo. O vestirse que, além dos motivos de pudor, adorno e proteção, é um ato de significação, é também um dos elementos que compõe a imagem visual pessoal de uma pessoa, que faz uso do vestuário até mesmo para ficar em casa, em tempos de reclusão social gerada pela pandemia do covid-19, situação vivenciada por grande parte da população mundial. Entender a nova dinâmica da construção da imagem pessoal através dos signos semióticos do vestuário, cabelo e maquiagem em tempos de pandemia, reclusão social e home office, é de grande valia para a compreensão desse momento histórico mundial. No presente artigo, a construção deste entendimento se deu por meio da revisão bibliográfica do conteúdo base e a análise semiótica dos signos presentes na imagem visual pessoal de um objeto empírico, para ilustrar e levar à compreensão da atualidade.

Palavras-chave: Semiótica. Estética. Imagem Visual Pessoal. Moda. Pandemia.

 

Abstract
This article addresses the personal visual image – a term that encompasses clothing, hair, makeup, accessories and behavior – as a form of non-verbal communication of the self, through Peirce’s semiotic signs, which will represent him – his personality and positioning in the world – and the current lived moment, which will be seen, analyzed and interpreted, generating meaning for its observer. Considering the personal visual image as a form of semiotic communication is important to distinguish fashion and beauty care (hair, makeup, etc.) from prejudiced prejudices and to perceive its elements as communicative signs, through an approach aesthetic semiotics, which is characterized by considering objects simply in their presentation and which represent but shapes and feelings, attributing qualities and feelings to the perceptions of the senses. Clothing, as a representative / communicating icon of fashion, can also communicate about a specific historical, political period, the specificities of a region, society and the individual. Dressing which, in addition to the motives of modesty, adornment and protection, is an act of signification, is also one of the elements that make up a person’s personal visual image, who makes use of clothing even to stay at home, in times of social seclusion generated by the covid-19 pandemic, a situation experienced by a large part of the world population. Understanding the new dynamics of the construction of personal image through the semiotic signs of clothing, hair and makeup in times of pandemic, social seclusion and home office, is of great value for the understanding of this world historical moment. In this article, the construction of this understanding took place through the bibliographic review of the basic content and the semiotic analysis of the signs present in the personal visual image of an empirical object, to illustrate and lead to the understanding of the present.

Keywords: Semiotics. Aesthetics. Personal Visual Image. Fashion. Pandemic.

 

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AIRES, Bárbara Santos. A imagem visual pessoal de trabalho
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