busca no site


A marca de uma lágrima: uma análise semiótica do livro de Pedro Bandeira

Resumo / Abstract

Virginia Jacinto Lima

Sílvia Mara de Melo

resumo

Apresentamos uma análise do livro A marca de uma lágrima do escritor Pedro Bandeira, a partir de uma reflexão acerca da teoria semiótica. Nosso objetivo é fazer um estudo superficial para compreender a construção dos efeitos de sentido produzidos na obra. Procuramos ler/interpretar o texto por meio do percurso gerativo de sentido postulado pela semiótica discursiva. Fazemos considerações sobre os três níveis dessa teoria (fundamental, narrativo e discursivo), fundamentados na Semiótica Greimasiana, abordada pelos autores Barros (2001/2005) e Fiorin (1999). A escolha do texto para o estudo justifica-se pela importância de refletir sobre a construção dos sentidos em uma das obras mais importantes da literatura infanto-juvenil brasileira, objeto de estudo de alunos do ensino básico. Esperamos que o trabalho aqui realizado contribua com os estudos semióticos, bem como com a leitura/análise do livro em sala de aula, sendo, ainda, um ponto de partida para análises mais profundas sobre a obra.

Palavras-chave: Semiótica. Percurso gerativo. Literatura Infanto-juvenil. A marca de uma lágrima.

abstract

We present an analysis of the book “A marca de uma lágrima” by Pedro Bandeira, as from a reflection about the semiotic theory. Our goal is to carry out a superficial study in order to understand the formation of the effects of meaning produced in the book. We’ve read/interpreted the text through the sense generative course postulated by discursive semiotics. We make considerations about the three levels of this theory (fundamental, narrative and discourse), substantiated on the Greimas’ Semiotics, addressed by the authors Barros (2001/2005) and Fiorin (1999). The choice of the text for the study is justified by the importance of thinking about the construction of meanings in one of the most important Brazilian juvenile child literature works, a study object of several students of basic education. We hope that the work accomplished here will contribute to the semiotic studies, as well as the reading/analysis of the book in a classroom, being a starting point for a deeper analysis of the work.

Keywords: Semiotics. Sense Generative Course. Juvenile Child Literature. A Marca de uma Lágrima (The stain of a tear).

Paper / PDF

Download PDF

Referências

Referências

BANDEIRA, Pedro. A marca de uma lágrima. — São Paulo: Moderna, 1986.E-Book. ISBN 85-16-00261-6

BARROS, D. L. P. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. 3. ed. – São Paulo: Humanitas / FLLCH/ USP, 2001

_______________. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2005.

BRITO, Bruna Perrella. Alice no País das Maravilhas: Uma Crítica à Inglaterra Vitoriana. Centro de Comunicação e Letras – Universidade Presbiteriana Mackenzie.  São Paulo – SP, 2016, p.01-10.

FIORIN, José Luiz. Sendas e veredas da semiótica narrativa e discursiva. Delta: Revista de Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 177-207, 1999.

MANSUR, Rafaela. Indicação de livro gera polêmica . Jornal o tempo. 2016. Disponível em: http://www.otempo.com.br/cidades/indica%C3%A7%C3%A3o-de-livro-gera-pol%C3%AAmica-1.1353309> Acesso em 05  outubro de  2018.

SILVA, Andréia Cristina. Análise semiótica do conto “Tchau” de Lygia Bojunga Nunes. Diálogos Pertinentes – Revista Científica de Letras. Franca (SP), v. 4, n. 4, jan./dez. 2008, p. 47-57.

 

 

  • RSS
  • email
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • MySpace
  • Netvibes
  • StumbleUpon
  • Tumblr
  • Twitter
 فروش فایل آگهی رایگان