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A responsabilidade social dos produtores de imagens: corpo e consumo

Resumo/Abstract

Jocy Meneses dos Santos Junior

Francisco de Assis Sousa Lobo

Maria Cristina Bunn

Resumo

A corporeidade assumiu papel de destaque na cultura de consumo. É importante reconhecer que a visão contribui de modo significativo para a formação de opiniões no que concerne à aparência e aos usos dos corpos. Investigar as ideias transmitidas pelas imagens que representam corpos e os impactos que elas podem ocasionar nas vidas dos indivíduos que as observam, em meio à abundância de mensagens visuais que exploram figuras humanas disseminadas pela mídia, é salutar para a reflexão sobre o poder comunicacional e persuasivo da atividade de criar imagens para satisfazer necessidades de mercado. Isso ajuda a compreender como o ostensivo trabalho realizado por meio dessas imagens transformou o corpo em um objeto aparentemente moldável, imperfeito e sujeito a aprimoramento constante. Os inegáveis efeitos colaterais disso para a saúde física e mental dos indivíduos demonstra a necessidade de que a atividade de construir e manipular imagens seja uma prática socialmente responsável.

Palavras-chave: Imagem corporal. Cultura de consumo. Comunicação visual.Ética do design. Design gráfico.

Abstract

Corporeity has assumed a prominent role in consumer culture. It is important to recognize that the sight contributes significantly to the formation of opinions regarding the appearance and uses of bodies. Investigating the ideas conveyed by the images that represent bodies and the impacts they can have on the lives of the individuals who observe them, amid the abundance of visual messages that explore human figures disseminated by the media, is salutary for reflection about the communicational and persuasive power of the activity of creating images to meet market needs. This helps to understand how the ostensible work done through these images has transformed the body into an object that is seemingly moldable, imperfect, and subject to constant improvement. The undeniable side effects of this on the physical and mental health of individuals demonstrates that the activity of constructing and manipulating needs to be a socially responsible practice.

Keywords: Body image. Consumer culture. Visual communication. Ethics ofdesign. Graphic design.

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Bibliografia

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