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Ambiente comunicacional e esteticidade visual na Cibercultura

Resumo/Abstract
Rogério Andrade de Jesus

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões a respeito da influência que a esteticidade visual e as imagens midiáticas digitais exercem para a construção de um ambiente comunicacional característico do atual contexto tecnológico e cultural. Pierre Lévy, em sua célebre obra dedicada à Cibercultura, oferece uma perspectiva geral e introdutória sobre o tema e analisa o papel das tecnologias para o estabelecimento de novas formas de acesso à informação e para a construção do conhecimento no plano sociocultural, tendo o ciberespaço como mediador essencial da inteligência coletiva. Esta concepção preliminar é ampliada por estudos mais atuais sobre a importância das estratégias de big data e dos processos de “datificação” para a consolidação da cultura contemporânea. Nesse contexto, a esteticidade visual do ciberespaço e dos dispositivos de acesso e navegação torna-se um elemento essencial dos mecanismos de produção e fluxo de dados que caracterizam a Cibercultura.

Palavras-chave: Cibercultura. Big data. Datificação. Ambiente comunicacional. Esteticidade visual.

Abstract

This research analyzes the influence that visual aesthetics and digital media images exert for the construction of a communicational environment characteristic of the current technological and cultural context. Pierre Lévy, in his work about cyberculture, offers a general and introductory perspective on the subject and analyzes the role of technologies for the establishment of new forms of access to information and for the construction of knowledge in the sociocultural field, with cyberspace as essential mediator of collective intelligence. This preliminary conception is amplified by more current studies on the importance of big data strategies and the processes of “datafication” for the consolidation of contemporary culture. In this context, the visual aesthetics of cyberspace and access and navigation devices becomes an essential element
of the mechanisms of production and data flow that characterize Cyberculture.

Keywords: Cyberculture. Big data. Datification. Communicational environment. Visual aesthetics.

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Bibliografia

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