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Caracterização da Relação Emocional, Estética e Simbólica do Usuário da Classe C com o Mobiliário Popular Segundo o Modelo da Interação Significante

Resumo/Abstract

Fernando de Oliveira Linhares

Wellington Gomes de Medeiros

Resumo

Esse artigo apresenta pesquisa sobre a relação afetiva de usuários da nova classe média brasileira e sua experiência com o mobiliário popular produzido econsumido no Brasil. O objetivo principal do estudo foi de identifcar, caracterizar e classifcar as interpretações e associações simbólicas, estéticas e afetivasdo usuário acerca de produtos do mobiliário popular utilizados em seus lares.A metodologia da pesquisa incluiu experimentos compostos por questionáriose entrevistas semiestruturadas para estimular os entrevistados a expressar julgamentos sobre os aspectos semânticos, simbólicos, estéticos e utilitários dosprodutos. Sessenta pessoas participaram dos testes por meio de entrevistas realizadas em suas respectivas residências. As respostas foram classifcadas, analisadas e interpretadas segundo o modelo da Interação Signifcante (IS), queclassifca as repostas como pragmáticas ou emocionais, possibilitando a caracterização da interação desses usuários com os produtos. O estudo revela que omobiliário popular destinado à classe média brasileira não atende às aspiraçõesestéticas e emocionais dos respondentes, sendo consumidos mais por suas qualidades utilitárias e de baixo custo.

Palavras-chave: Mobiliário. Interação Signifcante. Relação usuário-produto. Design Emocional.

Abstract

This article presents research on the affective relationship of users of thenew Brazilian middle class develops with the popular furniture produced andconsumed in Brazil. The main objective of the study was to identify, characterizeand classify the symbolic, aesthetic and affective interpretations and associationsof the user about popular furniture products used in their homes. The researchmethodology included experiments composed of questionnaires and semistructured interviews to stimulate the interviewees to express judgments aboutthe semantic, symbolic, aesthetic and utilitarian aspects of the products.Sixty people participated in the tests through interviews conducted at theirhomes. The answers were classifed, analyzed and interpreted according to theSignifcant Interaction (IS) model, which classifes the responses as pragmaticor emotional, allowing the characterization of the interaction of these userswith the products. The study reveals that the popular furniture destined to theBrazilian middle class does not meet the aesthetic and emotional aspirations ofthe respondents, being consumed more for its utilitarian and low cost qualities.

Keywords: Furniture. Signifcant interaction. User-product relationship. Emotional design.

 

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Bibliografia

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