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Comunicação Visual: a publicidade a partir de um modelo semiótico de análise

Resumo / Abstract

Letícia Maria Friedrich Botegal

Vanessa Angélica Balestrin

resumo

O presente estudo decorre sobre métodos de análise da publicidade centrados na teoria Semiótica. Para embasamento, foi utilizada a doutrina de Peirce, um dos estudiosos mais importantes da Semiótica, que determinou a teoria triádica e os elementos que constituem a existência de um signo. Nesse contexto, esse estudo visa identificar os elementos semióticos nas peças publicitárias da campanha “There’s always room for more. Adopt.” A investigação é de natureza descritiva, com a utilização de pesquisa qualitativa em que é realizada uma análise de semiótica, valendo-se da ciência que estuda os signos. Como resultado do estudo, destaca-se a abrangência da Semiótica, teoria de suma importância por ser o cerne de como o simbolismo é construído.

Palavras-chave: Anúncio. Publicidade. Semiótica. Signo.

 

abstract

This work approaches the analysis of advertising centered on the Semiotic theorie. The investigation was based on the Peirce doctrine, one of the most important Semiotic researchers, who determined the triad theory and the elements that form the existence of a sign. At this context, the study aim for identifying the semiotic elements at advertisement pieces of “There’s always room for more. Adopt” campaign. The investigation is of a descriptive nature, employing the qualitative research with content analysis, using the science that studies the signs and their relations: the Semiotic Theory. Among the study results, it was observed that Semiotic theory is wide-ranging and of great importance for being the core of how the symbolism is constructed.

Keywords: Ad. Advertising. Semiotic. Sign.

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Referências

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