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A imagem visual pessoal de trabalho: comunicação semiótica em tempos de pandemia

Abstract

Ilustração: Helena Garcia- Instagram: helenaramos21

Authorship:
Bárbara Santos Aires

Abstract

O presente artigo aborda a imagem visual pessoal – termo que engloba vestimenta, cabelo, maquiagem, acessórios e comportamento – como forma de comunicação não verbal do eu, através de signos semióticos de Peirce, que o representarão – sua personalidade e posicionamento no mundo – e o momento atual vivido, que serão vistos, analisados e interpretados, gerando um significado para o seu observador. Considerar a imagem visual pessoal como uma forma de comunicação semiótica é importante para distinguir a moda e os cuidados com a beleza (cabelo, maquiagem, etc.) de pré-julgamentos preconceituosos e perceber os seus elementos como signos comunicativos, por meio de uma abordagem semiótica estética, que se caracteriza por considerar os objetos simplesmente em sua apresentação e que representam senão formas e sentimentos, atribuindo qualidades e sentimentos às percepções dos sentidos. A vestimenta, como ícone representante/ comunicante da moda, também pode comunicar a respeito de um determinado período histórico, político, as especificidades de uma região, sociedade e do indivíduo. O vestirse que, além dos motivos de pudor, adorno e proteção, é um ato de significação, é também um dos elementos que compõe a imagem visual pessoal de uma pessoa, que faz uso do vestuário até mesmo para ficar em casa, em tempos de reclusão social gerada pela pandemia do covid-19, situação vivenciada por grande parte da população mundial. Entender a nova dinâmica da construção da imagem pessoal através dos signos semióticos do vestuário, cabelo e maquiagem em tempos de pandemia, reclusão social e home office, é de grande valia para a compreensão desse momento histórico mundial. No presente artigo, a construção deste entendimento se deu por meio da revisão bibliográfica do conteúdo base e a análise semiótica dos signos presentes na imagem visual pessoal de um objeto empírico, para ilustrar e levar à compreensão da atualidade.

Palavras-chave: Semiótica. Estética. Imagem Visual Pessoal. Moda. Pandemia.

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AIRES, Bárbara Santos. A imagem visual pessoal de trabalho
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