busca no site


envio de trabalhos

semeiosis aceita colaboração de alunos de graduação ou pós-graduação, professores, pesquisadores ou scholars independentes de qualquer área do saber, desde que seu trabalho apresente uma aproximação, cruzamento ou ponto de vista relacional com a semiótica.

A publicação do trabalho ocorrerá após a avaliação pelos referees, em sistema de blind review, triangulada pela ação dos colaboradores e editores com a equipe de webdesigners do site.

Além dos editores científicos Irene Machado e Vinícius Romanini, o conselho editorial é formado por alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores semioticistas do Brasil e do exterior.

As colaborações devem ser submetidas mediante cadastro no sistema SEER.

diretrizes para colaboradores

semeiosis está aberta a colaborações de estudiosos de semiótica (alunos de graduação ou pós-graduação, professores, artistas, pesquisadores, acadêmicos ou não) de diferentes áreas de conhecimento.

As submissões devem obedecer aos seguintes requisitos:

1. Os trabalhos devem ser originais e inéditos no Brasil, podendo ser apresentados sob forma de artigo, paper, ensaio, reportagem, entrevista ou resenha de livro. Trabalhos experimentais podem ser submetidos à apreciação do Conselho Científico.

2. Os textos devem ser escritos preferencialmente em português, francês, espanhol, italiano e/ou inglês.

3. Os trabalhos devem ter até 45 mil caracteres de extensão (com espaço), com exceção das resenhas, com até 5 mil caracteres.

4. O material submetido à análise deve seguir as normas Normas de formatação. Além dos recursos tradicionalmente encontrados em produções científicas, Semeiosis possibilita que o autor apresente os dados originais de sua pesquisa, bem como a metodologia de que se serviu para realizá-la, através de estratégias de seleção e navegação que permitam diversos níveis de acesso ao material publicado, de acordo com o interesse do usuário. Após a avaliação, o material passará por tratamento e edição pela equipe de webdesigners de semeiosis. A publicação final dos conteúdos dependerá da aprovação, pelo autor, do design e da edição executados.

5. As imagens digitais (fotos, gráficos, tabelas) devem estar inseridas no texto (.doc ou .rtf), mas devem ser igualmente encaminhadas em arquivo separado (em .jpg, resolução de 150 dpi). Arquivos audiovisuais ou de áudio também devem ser encaminhados como documentos suplementares. As legendas ou títulos devem acompanhar as imagens inseridas no corpo do texto. O tamanho limite do arquivo principal é 2MB.

6. Os trabalhos são de responsabilidade dos autores, bem como o material utilizado como referência.

normas de formatação

O texto deve ser formatado em fonte Times, corpo 12, espaçamento 1,5 justificado, com as seguintes orientações:

1. Título do artigo em Times negrito 12, alinhado à esquerda.

2. Nome completo do(s) autor(es) em Times 12, alinhado à esquerda, seguido de email e vínculo institucional em Times 12, alinhado à esquerda:

Nome de exemplo do Autor | fulano@gmail.com
Professor do [Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo – USP].

3. Resumos (em português e inglês) com até 150 palavras (cada um), em fonte Times 12, espaço 1,5, alinhamento à esquerda, seguidos de palavras-chave (3 a 5) separadas por vírgulas.

4. As citações bibliográficas devem ser indicadas entre parênteses no corpo do texto com os seguintes dados, separados por vírgula: sobrenome do autor em letra maiúscula, data da publicação seguida de dois pontos e número da(s) página(s): (SOUZA, 1989: 23).

Citações com mais de três linhas devem ser destacadas do corpo do texto, fonte Times 10, espaço simples justificado com recuo de parágrafo à esquerda de 4cm.

5. A bibliografia deve estar de acordo com as normas da ABNT:

- Livros com um autor:
SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: subtítulo [sem negrito]. Cidade: Editora, ano.

- Livros com mais de um autor:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: subtítulo [sem negrito]. Cidade: Editora, ano.

- Capítulo de livro:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do autor do livro. Título do livro em negrito: subtítulo [sem negrito]. Cidade: Editora, ano. páginas inicial-final.

- Dissertações e teses:
SOBRENOME, Nome. Título em negrito. (Tipo de trabalho e área de concentração entre parênteses). Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade: ano.

- Revistas:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade, vol., nº, data. páginas inicial-final.

- Publicação online:
NOME DO AUTOR. Título do artigo. Nome do periódico em negrito. [on-line] Disponível em: [endereço eletrônico]. Acesso em dia/mês/ano.

- Filmes:
NOME DO FILME. Título original [se for o caso]. Diretor. Estúdio de produção do filme. País de origem: ano de produção. Local da distribuidora: Nome da distribuidora, data. Suporte [VHS ou DVD]. (Tempo de duração), colorido ou p&b.

6. As notas de rodapé devem ser apresentadas em Times 10, espaçamento simples.

7. Ilustrações, tabelas e quadros devem apresentar número em algarismo arábico, sequencial, inscrito na parte superior, precedido da palavra Tabela/Quadro/Figura. Colocar um título por extenso, inscrito no topo da tabela/quadro/figura, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo. A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela/quadro/figura, precedida da palavra Fonte.

Quadro 1: Dados sobre a circulação Times 10 pontos, espaçamento simples.

Nome Dados 1 Dados 2 Dados 3
Um Número Número Número
Dois Número Número Número
Três Número Número Número

Fonte: em Times 10, espaçamento simples.

Além de inseridos no texto, tabelas/quadros/figuras devem ser encaminhados como documentos suplementares pelo sistema de submissão da revista em formato .jpg com resolução de 150 dpi. O mesmo deve ser feito com arquivos de áudio ou imagens em movimento.

envio

As colaborações devem ser submetidas mediante cadastro no sistema SEER.