busca no site


O ator protagonista como porta voz da produção cinematográfica na retórica jornalística

Resumo / Abstract

Grupo de Estudos sobre Jornalismo Cultural

Gilmar Adolfo Hermes

Resumo

O texto apresenta uma análise semiótica de uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, com autoria de Luiz Carlos Merten, sobre a produção da comédia cinematográfica Carlinhos & Carlão durante a sua fase de produção. Tendo em vista esta redação como um exemplo da prática do jornalismo cultural sobre cinema, observa-se os procedimentos retóricos do autor, o uso das técnicas jornalísticas e como é produzido sentido em relação ao trabalho cinematográfico. Nota-se o processo de identificação como um procedimento retórico comum ao cinema e aos textos jornalísticos, tendo em conta neste texto as semioses produzidas pelo ator que interpreta a personagem principal e que prestou uma entrevista ao jornalista. Também são analisadas como as semioses são produzidas em relação ao contexto sociopolítico e da atualidade, produzindo outras formas de identificação.

Palavras-chave: Semiótica. Cinema. Retórica. Identificação.

Abstract

This article presents a semiotic analysis of a feature story published in the newspaper O Estado de S. Paulo, by Luiz Carlos Merten, about the production stage of the cinematographic comedy Carlinhos & Carlão. Regarding the text as an example of the cultural journalism practices on cinema, the study calls attention to the author’s rhetorical procedures, the use of journalistic techniques, and how meaning is produced concerning the cinematographic work. The identification process is remarked as a rhetorical procedure common to both cinema and journalistic texts, considering in this text the semiosis produced by the leading actor, who was interviewed by the journalist. The study also analyzes how semiosis is produced in relation to the current socio-political context, producing other forms of identification.

Keywords: Semiotics. Cinema. Rhetoric. Identification.

Paper / PDF

Download PDF

Bibliografia

Referências

ANDREW, J. Dudley. As Principais Teorias do Cinema. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film. Madison (Wisconsin): University of Wisconsin, 1985.

BORDWELL, David. Making Meaning: Inference and Rhetoric in the Interpretation of Cinema. Cambridge: First Harvard University, 1989.

COLAPIETRO, Vincent M. Glossary of Semiotics. Nova York: Paragon House, 1993.

COLAPIETRO, Vincent M. Peirce e a Abordagem do Self: Uma perspectiva semiótica sobre a subjetividade humana. São Paulo: Intermeios, 2014.

COLAPIETRO, Vincent M. Let’s All Go to the Movies: Two Thumbs up for Hugo Münsterberg’s “The Photoplay” (1916). Transactions of the Charles S. Peirce Society, Bloomington (Indiana), v. 36, n.4, p. 477-501, set/dez. 2000.

COLAPIETRO, Vincent. C. S. Peirce’s Rhetorical Turn. Transactions of the Charles S. Peirce Society, Bloomington (Indiana), v. 43, n.1, p. 16-52, 2007.

HERMES, Gilmar. Teorias semióticas em uma perspectiva estética. Curitiba: CRV, 2013.

MARIE, Michel. O Filme e Seu Espectador. In: AUMONT, Jacques et al. A Estética do Filme. Campinas: Papirus, 1995, p. 223-292.

MERTEN, Luiz Carlos. Um Sonho de Cinema. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura/Edunisc, 2004.

MERTEN, Luiz Carlos. Pedro Amorim finaliza seu filme mais ‘sério’, ‘Carlinhos & Carlão’. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. C3, 04 out. 2017.

PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2000.

PRATES, Marco Amorim. Presente e futuro da crítica de cinema brasileira: a opinião de quem faz. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo). Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília (UNB), Brasília.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas (SP): Papirus, 2013.

TRAQUINA. Teorias do Jornalismo: A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2005.

TRAQUINA. Teorias do Jornalismo: Porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2004.

 

 

  • RSS
  • email
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • MySpace
  • Netvibes
  • StumbleUpon
  • Tumblr
  • Twitter
 فروش فایل آگهی رایگان