busca no site


O papel do design na democratização das tecnologias e reforço da cultura material

Resumo/Abstract


Laíza Isabela Vitrio

Cristiane Bom Conselho Sales Alvarenga

Maria Teresa Paulino Aguilar

Rosemary do Bom Conselho Sales

Resumo

O modelo de tecnologia onipresente de comunicação sem fio mudou a forma como as pessoas lidam com os dispositivos móveis. Considerando que os objetos não existem isentos de interação humana e que tudo em sua volta favorece esta coreografia, é essencial, que os telefones celulares sejam projetados para tal envolvimento. Suas multiplas  finalidades, cada vez mais, permitem que o próprio objeto ofereça pistas de como ele deve ser utilizado. Nesse sentido, o design de interação se apresenta como um conjunto de metodologias capazes de envolver o utilizador no desenvolvimento de um produto e garantir uma boa usabilidade. Esse artigo, a aprtir de uma revisão da literatura,  faz uma reflexão  sobre as funções do design, sua relação com os fenômenos tecnológicos, a ressignificação na cultura material em uma pespectiva centrada no usuário. A análise teórica mostra que o design de interação oferece instrumentos adequados para avaliar a usabilidade de aparelhos celulares a partir de diferentes conceitos e visões.

Palavras-chave: Cultura material. Telefones celulares. Design de interação. Usabilidade.

Abstract

The model of ubiquitous wireless communications technology has changed the way people deal with mobile devices. Whereas the objects do not exist free of human interaction and everything around them favors this choreography, it is essential that mobile phones are designed for such involvement. Its multiple purposes, each time more, allow the object itself provides clues as to how it should be used.  In this sense, the interaction design is a set of methodologies capable of involving the user in the development of a product and ensure good usability. This article discusses the functions of design, your relationship with the technological phenomena resignification in material culture in a user-centered perspective. The results show that the interaction design provides appropriate tools to assess the usability of mobile phones from different concepts and visions.

Keywords: Material culture. Mobile phones. Interaction design. Usability.

Paper / PDF

Download PDF

 

 

Bibliografia

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABREU, L. M. Usabilidade de telefones celulares com base em critérios ergonômicos. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes & Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.

AGAR, J. Constant Touch: a global history of the mobile phone. Cambrigde: Icon Books, 2004.

AMORIM, P.; CASTRO, D. Mídias digitais: uma nova ambiência para a comunicação móvel. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA MÍDIA DA REGIÃO NORTE, 1, out. 2010., Anais. Palmas: Universidade Federal do Tocantins, 2010.

ARAÚJO, J.; PEREIRA, M.; SOUSA, V. G.; CAMPOS, L.F. O design centrado no usuário e a usabilidade: uma proposta de aplicativo para celular. 16° Ergodesign, Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica: Produto, Informações Ambientes Construídos e Transporte, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9241: parte 11 – orientações sobre usabilidade. 1998.

BAUDRILLARD, J. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, Lda., 2003.

CARDOSO, R. Design, cultura material e fetichismo dos objetos. Arco-design, cultura material e visualidade. Volume 1, 1998.

CHAMMAS, A.; QUARESMA, M.; MONT’ALVÃO, C. Metodologias para criação de aplicativos: uma análise com foco no design centrado no usuário. 14 Congresso Interncional de Ergonomia e Usabilidade, Design de Interfaces e Interação Humano-computador. 2014, ISBN 978-85-8209-028-2.

CURRAN, J. FENTON, N. FREDMAN, D. Misunderstanding the internet. Nova York: Routledge, 2012.

DE OLIVEIRA, E. A.; SANNICOLA, R. M.; CORRÊA, A. G. D. Design Centrado no Usuário no Contexto Móvel: estudo de caso com um aplicativo para gerenciamento de contas de bares e restaurantes. Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, [S.l.], v. 1, n. 1, set. 2014. ISSN 2446-7634.

DENIS, R. C. Design, cultura material e o fetichismo dos objetos. Arcos: Design, Cultura Material e Visualidade. Rio de Janeiro, v. 1, p. 14-39, 1998.

GARDNER, H.,; DAVIS, K. (2013). Th e App Generation: How today´s youth navigate identity, intimacy and imagination in a digital world. New Haven and London: Yale University Press. 244 s.

GOLA, E. A joia: história e design. São Paulo: Senac, 2013.

HALONEN, T.; ROMERO, J.; MELERO, J. GSM, GPRS and EDGE Performance: evolution towards 3G/UMTS. Chichester: John Wiley & Sons Ltd, 2003.

IIDA, I.; BUARQUE, L. Ergonomia Projeto e Produção. São Paulo: Ed. Edgar Blücher LTDA, 3ª Edição, 2016.

INTERNATIONAL STANDARD ORGANIZATION. Ergonomics of humansystem interaction Part 210: Human-centred design for interactive systems (9241-210). Génève: ISO, 2010.

JANSEN, J.; THOMAS, B. Development of a Media Player: Ambition and Constraints in the Consumer Electronics Industry. In: KARWOWSKI, Waldemar; SOARES, Marcelo M.; STANTON, Neville A. Human Factors and ergonomics in Consumer Product Design: Uses and Applications. Boca Raton – Florida: Press Taylor & Francis, 2011. p.271 – 284

JESUS, C. F. A.; FERREIRA, A. M. B.; ALVES, M. F.; SILVA, E. M.; MESQUITA, N. A. S. O uso dos smartphones no cotidiano dos jovens e os principais aplicativos utilizados para auxiliar nos estudos: um estudo de caso. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer – Goiânia, v.14 n.25; p. 2017.

LIMA, T. A. Cultura material: a dimensão concreta das relações sociais. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 6, n. 1, p. 11-23, jan.-abr. 2011.

LIN, C.; CHENG, L. Product attributes and user experience design: how to convey product information through user-centered service. Journal of Intelligent Manufacturing, v. 28, n. 7, p. 1743-1754, 2017.

LOWDERMILK. T. (2013) Design Centrado no Usuário. Editora Novatec, 184 p.

MELLO, W. B. Proposta de um método aberto de projeto de produto – três alternativas de criação. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

MENEZES, J. N. C. Introdução – Cultura material no universo dos Impérios europeus modernos. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.25. n.1. p. 9-12. jan.-abril 2017.

MILLER, D. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre cultura material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

MOREIRA; M. G.; CORSO, K. B. Paradoxos da comunicação móvel: a relação entre docentes e seus smartphones. 69ª Reunião Anual da SBPC – 16 a 22 de julho de 2017 – UFMG – Belo Horizonte/MG.

ORWELL, A. Admirável mundo novo. Traduzido por Lino Vallandro e Vidal Serrano. 22a ed. São Paulo: Ed. Globo, 2014.

ORWELL, G. 1984. São Paulo: 29a ed. Editora Nacional, 2003.

PALACIOS, M. CUNHA, R. A Tactilidade em Dispositivos Móveis: primeiras reflexões e ensaio de tipologias. In: Contemporânea, v. 10, n. 3, set/dez. 2012. p. 668-685.

PEREIRA, C. E. P.; CARVALHO, F. V. A Internet das Coisas (IoT): Cenário e Perspectivas no Brasil e Aplicações Práticas. VII SRST – Seminário de Redes e Sistemas de Telecomunicações. Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, ISSN 2358-1913, set. 2017.

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Interaction design: beyond human-computer interaction. Chichester: John Wiley & Sons, 2015.

REDE, M. História e cultura material. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (orgs.). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Campus/ELSEVIER, 2012, p. 133-150.

ROBERTS, M. Arduino básico. São Paulo – SP. Editora: Novatec Ltda. 2011.

RÖBIG, S., DIDIER, M. and BRUDER, R. Ergonomics and Usabilityinan International Context ̈, Human Factors and Ergonomics in Consumer Product design: Uses and Applications, CRC Press, Taylor & Francis Group, (2011).

ROGERS, Y.; SHARP, H.; PREECE, J. Design de Interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

SANTOS, R. H. M.; GUARNIERI P. Avaliação da estrutura de logística reversa das principais operadoras de celulares brasileiras sob a ótica dos consumidores e avaliação dos websites. R. Gest. Industr., Ponta Grossa, v. 13, n. 4, p. 01-25, out./dez.2017.

SHUKLA, S.; KHARE, V.; GARG, S.; SHARMA, P. Comparative Study of 1G, 2G, 3G and 4G. Journal of Engineering, Computers & Applied Sciences (JEC&AS) Volume 2, No.4, April 2013. ISSN No: 2319‐5606.

SIERRA, I. S.; SANTOS, F. A. N. V.; NICKEL, E. M. Comparativo de usabilidade da ferramenta de avaliação ergonômica reba (Rapid Entire Body Assessment) nas versões em papel e aplicativo para celular. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 12, n. 2, p. 9-20 2017. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i2.111756.

STILL, B. CRANE, K. Fundamentals of User-Centered Design: A Practical Approach. Editora Taylor & Francis, (2016), 347 p. ISBN1498764363, 9781498764360.

SUDJIC, D. A linguagem das coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.

THACKARA, J. Plano B: o design e as alternativas viáveis em um mundo complexo. São Paulo: Saraiva/Versar (2008).

TRIGO, A. G. M.; ANTUNES, T. R.; BALTER R. S. Uma visão Sustentável dos resíduos eletroeletrônicos de aparelhos de celular. IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, Salvador/BA, 25 a 28 set. (2013).

TSAI, T-H.; TSENG, K. C.; CHANG, Y-S. Testing the usability of smartphone surface gestures on different sizes of smartphones by different age groups of users. Computers in Human Behavior 75 (2017) 103e116.

VASCONCELOS, M. R.; MOREIRA, M. A. B.; SALES, J.; BRAGA, R.; MOTTA, R. Utilidades e Dificuldades no Uso de Smartphones pela Terceira Idade. XII CONAD – Congresso Nacional de Administração, (2017). ISSN 2175 7623.

VIANNA, M. et all. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press. (2012). In: Journal of Engineering, Computers & Applied Sciences (JEC&AS)

YACCOUB, H. – A chamada “nova classe média”. Cultura material, inclusão e distinção social. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 17, n. 36, p. 197-231, jul./dez. 2011.

ZHENG, P.; NI, L. Smart phone and next generation mobile computing. Morgan Kaufmann. 2006.

 

  • RSS
  • email
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • MySpace
  • Netvibes
  • StumbleUpon
  • Tumblr
  • Twitter