busca no site


seções

Os trabalhos podem ser enviados na língua materna dos autores, de modo a privilegiar a expressividade. No caso de línguas pouco conhecidas, poderão ser apresentados juntamente com uma versão em português ou inglês. A revista entende que os conteúdos da produção científica poderão ser publicados nos formatos que seguem.

Artigos
Textos propositivos, de caráter analítico, com formulações teórico-conceituais conclusivas sobre resultados de pesquisa ou apresentação de descobertas.

Papers
Textos de caráter exploratório sobre tópicos de pesquisa, encaminhamentos ou resultados parciais.

Ensaios
Textos de experimentação de ideias a partir de pontos de vista que criam, dialogicamente, espaços para a emergência do raciocínio abdutivo, probabilidades e hipóteses.

Reportagens
Textos de cruzamento entre gêneros jornalísticos, como o investigativo e a grande reportagem, visando à divulgação de projetos, pesquisas ou autores que se relacionem com a proposta editorial da revista. Membros da equipe de semeiosis ou autores convidados terão a oportunidade de conhecer em profundidade o tema abordado, inclusive visitando o lugar onde se desenvolve a pesquisa, documentando informações em imagens, sons, entrevistas, vídeos etc. O produto final é um perfil detalhado de um pesquisador, de um laboratório, de um projeto de pesquisa ou instituição, que se apresenta como um documento importante do conhecimento ali produzido. As reportagens poderão ter atualizações posteriores, na forma de suítes, que permitirão aos leitores da publicação acompanhar o desenvolvimento do projeto e dos resultados obtidos.

Entrevistas
Textos de caráter conversacional em que são reproduzidos, na íntegra, diálogos presenciais ou realizados pelo meio eletrônico.

Resenhas
Textos opinativos sobre livros, filmes, exposições, sites e outras manifestações acadêmicas e/ou culturais pertinentes ao perfil da revista.

Notícias
Divulgação de eventos científicos de interesse com o objetivo de garantir o compartilhamento de informações sobre acontecimentos específicos.

Agenda
Cronograma de eventos nacionais e internacionais afins à proposta da publicação.