busca no site


Um breve olhar peirceano sobre as relações de crenças e dúvidas na experiência de recepção e difusão de informações nas mídias tradicionais e na internet

Resumo/Abstract
Pedro Neris Luiz Caldas

Resumo

Neste trabalho procuramos relacionar duas formas pelas quais as informações são difundidas nas sociedades contemporâneas com os métodos de fixação de crenças propostos por Peirce em seu texto A fixação da crença (1877). Assumindo que grande parte da população passou a adotar a internet como principal meio de comunicação utilizado para se informar em detrimento das mídias tradicionais (televisão; rádio; etc.), procuramos refletir sobre quais dos quatro métodos de fixação de crenças propostos por Charles Sanders Peirce (tenacidade; autoridade; a priori; científico) são privilegiados em cada uma dessas conjunturas midiáticas.

Palavras-chave:mídia tradicional. internet. fixação de crenças. Peirce.

Abstract

In this work we related two ways in which information is disseminated in the contemporary societies with the methods of beliefs fixation proposed by Peirce in his text The fixation of belief (1877). Assuming that a large part of the population has begun to adopt the Internet as the main means of communication used to inform themselves instead of using the traditional media (television, radio, etc.), we tried to reflect on which of the four belief-fixing methods proposed by Charlie Sanders Peirce (tenacity, authority, a priori, scientific) are privileged in each of these mediatic conjunctures.

Keywords: tradicional media. internet. fixation of beliefs. Peirce.

Paper / PDF

Download PDF

 

Bibliografia

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAKSHY, E.; MESSING, S.; ADAMIC, L. Exposure to ideologically diverse news and opinion on Facebook. Science Magazine, jun. 2015. Disponível em: <http://education.biu.ac.il/files/education/shared/science-2015-bakshy-1130-2.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2019.

DE WAAL, Cornelis. Sobre Pragmatismo. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

ECONOMIST. The world’s most valuable resource is no longer oil, but data. The Economist, mai. 2017. Disponível em: <https://www.economist.com/leaders/2017/05/06/the-worlds-most-valuable-resource-is-no-longer-oil-but-data>. Acesso em: 29 mar. 2019.

LEMOS, André. Nova esfera conversacional. In: Ângela Marques; Caio Túlio Costa; Carlos Costa; Cláudio Novaes Pinto Coelho; Dimas Künsch, Dulcília Buitoni et al. Esfera Pública, Redes e Jornalismo. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.

PEIRCE, Charles. A fixação da crença, 1877. Tradução: Anabela Gradim. Lusofia Press. Disponível em: <http://www.lusosofia.net/textos/peirce_a_fixacao_da_crenca.pdf >. Acesso em: 29 mar. 2019.

VAIDHYANATHAN, Siva. A Googlelização de tudo. São Paulo: Cultrix, 2011.

  • RSS
  • email
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • MySpace
  • Netvibes
  • StumbleUpon
  • Tumblr
  • Twitter