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Uma leitura pragmaticista e comunicacional sobre a exploração de dados e mediações algorítmicas – o caso Cambridge Analytica

Resumo

Ilustração: Helena Garcia- Instagram: helenaramos21

Autoria:
Marcelo Hamdan Alvim

Resumo

O presente artigo busca apresentar uma leitura, sob o ponto de vista pragmaticista de C. S. Peirce, das ferramentas algorítmicas de big data contextualizadas pelo caso da Cambridge Analytica e sua possível interferência nas eleições americanas de 2016 e no referendo conhecido como Brexit, no mesmo ano. A dinâmica de funcionamento dessas ferramentas é analisada pelos conceitos de Objeto Dinâmico, Objeto Imediato, suas correlações com a formação de crenças e hábitos e seu papel na previsão e na causação de determinados cursos de ação.

Palavras-chave: Big data. Cambridge Analytica. Objeto. Hábito. Semiótica. Peirce.

Abstract

This article presents a point of view, under the pragmatic theory of C. S. Peirce, of the big data algorithmic tools contextualized by the case of Cambridge Analytica and its possible interference with the 2016 American elections and the referendum known as Brexit, in the same year. The dynamics of how such tools work is analyzed under the concepts of Dynamic Object, Immediate Object, their correlations with the formation of beliefs and habits and their role in predicting and causing certain courses of action.

Keywords: Big data. Cambridge Analytica. Object. Habit. Semiotics. Peirce.

 

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ALVIM, Marcelo Hamdan. Uma leitura pragmaticista e comunicacional sobre a exploração de dados e mediações algorítmicas
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