busca no site


Uma linguagem do Design e as metáforas de produto: pequenas contribuições

Resumo/Abstract

João Roberto dos Santos Soares

Resumo

O raciocínio deste artigo pretende contribuir com a pavimentação de uma saída linguística para o Design, considerando-o como sistema de significações passível de ser compreendido em seu encontro com a Semiótica. Partindo do pressuposto do Design como Linguagem, discute-se neste trabalho além da aplicação da teoria Semiótica, as possibilidades de uso da Metáfora no projeto de produtos. Os objetivos foram (1) propor relações teóricas entre a Linguística e o Design, (2) construir analogias que permitissem dar nova luz a aspectos comunicativos próprios do Design, e (3) esclarecer as várias maneiras pelas quais uma metáfora de produto pode ser projetada. Embora essas classificações feitas enfatizem o enorme potencial das metáforas, também descrevemos os riscos e as armadilhas associadas ao seu uso. Dessa forma, pretendeu-se conscientizar designers sobre as possibilidades comunicativas das metáforas e ampliar as discussões teóricas do Design enquanto Linguagem.

Palavras-chave: Metáfora. Design de produto. Semiótica.

Abstract

The reasoning of this article is to contribute to the paving of a linguistic output for Design, considering it as a system of meanings that can be understood in its encounter with Semiotics. Starting from the assumption of Design as Language, this work is discussed in addition to the application of the Semiotics theory, the possibilities of using Metaphor in products design. The objectives were (1) to propose theoretical relations between Linguistics and Design, (2) to construct analogies that would shed new light on the communicative aspects of Design, and (3) clarify the various ways to metaphor can be designed. While these classifications emphasize the enormous potential of metaphors, we also describe the risks and pitfalls associated with their use. Thus, it was intended to educate designers about the communicative possibilities of metaphors and to broaden the theoretical discussions of Design as Language.

Keywords: Metaphor. Product design. Semiotics.

Paper / PDF

Download PDF

 

Bibliografia

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARTHES, R. O grau zero da escritura. Tradução de Anne Arnichand e Álvaro Lorencini. São Paulo: Cultrix, 1971.

BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. Tradução Zulmira Ribeiro Tavares. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BRAIDA, F.; NOJIMA, V.L. Tríades do Design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função. Rio de Janeiro: Rio Books, 2014.

BRAIDA, F. Design como forma simbólica e como fenômeno de linguagem: uma conceituação possível. Disponível em: <http://www.ufjf.br/frederico_braida/files/2011/02/2009_Design-como-forma-simb%C3%B3lica-e-como-fen%C3%B4meno-de-linguagem.pdf>. Acessado em 14/02/2017.

COUTO, R. M. S. et al. Gustavo Amarante Bomfim: uma coletânea. Rio de Janeiro: Rio Books, 2014.

DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ECO, U. O signo. 6ª reimpressão. Lisboa, Portugal: Editorial Presença, 2004.

ECO, U. A estrutura ausente. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.

FERRARA, L. D’A. Design em espaços. São Paulo: Edições Rosari, 2002.

HEKKERT, P; NAZH, C. Handle with care! Why and how designers make use of product metaphors. Design Studies. Vol.40. Setembro, 2015. 196-217.

JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. 9.ed. Tradução de Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1976.

JULIANO, A. C. M. Figuras de Linguagem no Discurso Publicitário: Análise de Anúncios em Revistas. 2005. 132f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Educação e Turismo, Universidade de Marília, Marília/SP.

NIEMEYER, L. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.

NOJIMA, V. L. M. dos S. Os estudos das linguagens como apoio aos processos metodológicos do Design. In: COELHO, L A. (org.). Design método. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Teresópolis: Novas Ideias, 2006. p.123-134.

PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1977.

SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. 2ª reimp. São Paulo: Hacker Editores, 2006.

________. Semiótica aplicada. 2ª reimp. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

SANTAELLA, L; NÖTH, W. Comunicação e semiótica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.

TAVARES, H.U.C. Teoria literária. 11ª ed. Belo Horizonte: Vila Rica Editora, 1996.

TRINGALI, D. Introdução à retórica. A retórica como crítica literária. São Paulo: Duas Cidades, 1988.

 

  • RSS
  • email
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • MySpace
  • Netvibes
  • StumbleUpon
  • Tumblr
  • Twitter