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Semiótica no design gráfco: uma abordagem sobre o uso da fotografia como linguagem no discurso do Greenpeace Brasil

Resumo/Abstract

Patricia Kiss Spineli

Resumo

Neste artigo discute-se como os elementos do design, especialmente a fotografia, são utilizados na concepção visual de uma campanha socioambiental a fim de promover um discurso de sedução e persuasão nesse tipo de comunicação. Para isso, foi analisada sob a luz da semiótica peirceana, buscando-se respaldos argumentativos na retórica visual e na teoria do design, a campanha “Não à metade da Amazônia”, divulgada pela ONG Greenpeace Brasil em 2008. O objetivo da análise foi argumentar sobre o potencial da linguagem fotográfica no convencimento do destinatário da mensagem quanto às causas defendidas nas comunicações socioambientais.

Palavras-chave: Design. Semiótica. Fotografia. Persuasão.

Abstract

This paper discusses how design elements, especially photography, are used in the visual conception of a social-environmental campaign in order to promote a discourse of seduction and persuasion in this sort of communication. To that end, the campaign “No to half Amazon”, released by the NGO Greenpeace Brazil in 2008, was analyzed in light of Peircean semiotics, searching for argumentative endorsements in visual rhetoric and design theory. The objective of the analysis was to argue on the potential of the photographic language in convincing the recipient of the message regarding the causes defended in the socioenvironmental communications.

Keywords: Design. Semiotics. Photography. Persuasion.

 

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Bibliografia

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